Durante as conversas que tenho com diretores, gerentes, executivos e presidentes de empresas, percebo que vários deles falam sobre como delegar tarefas.

O ato de dar ao outro a possibilidade de resolver um problema ou encontrar uma solução é, muitas vezes, encarada com desconfianças pelos mais diversos líderes. Esse acúmulo de tarefas pode gerar uma sobrecarga de trabalho e, com isso, atrapalhar o seu próprio desenvolvimento.

Além disso, se você assumir o trabalho e não delegar, perde a chance de motivar e incentivar seu liderado a evoluir no assunto. Pense nisso.

Minha primeira dica é: tenha confiança na sua equipe. Contrate um profissional que tenha o perfil adequado para uma determinada vaga. Se você não é bom com números, traga alguém que tenha essa aptidão. Você não precisa ser bom em tudo.

A segunda recomendação é criar sintonia com seu time. É preciso ter empatia e, aos poucos, “empoderar” seus colaboradores, para que eles tenham a sensação de que são respeitados e considerados. Desafios são bem-vindos, deixando claro quais são os objetivos e prazos.

Acesse o Youtube e inscreva-se no meu canal Personal Re-Branding para receber todas as novidades: https://www.youtube.com/watch?v=idstyamWItk