[Publicação no JORNAL FOLKCOMUNICAÇÃO]
Uma boa imagem pessoal é um dos requisitos exigidos pela maioria das empresas na hora de selecionar seus colaboradores. Usar roupas adequadas, prezar pela higiene pessoal e por uma maquiagem bem feita, no caso das mulheres, são alguns pontos observados pelos recrutadores.
No quesito maquiagem, é fundamental que ela esteja de acordo com o ambiente em que a pessoa irá atuar. “Uma maquiagem para o dia a dia é bem diferente daquela que usamos em eventos sociais. Portanto, tenha bom senso. No ambiente corporativo, ela não pode se sobrepor à função”, explica o maquiador e consultor de beleza da Condor, Saulo Fonseca.
Segundo Saulo, a maquiagem utilizada no ambiente corporativo deve ser leve. Embora algumas empresas tenham um perfil mais despojado, a maquiagem deve proporcionar um ar saudável e não evidenciar que a pessoa está maquiada.
Para a coach e consultora de carreiras, Regina Nogueira, cada indivíduo é uma marca. Assim como é importante preservar a imagem de uma empresa, é essencial que o colaborador também se apresente de forma adequada. “Temos que estar atentos a pequenos pontos como a forma de se portar, de se vestir e até mesmo de se maquiar. Em uma empresa mais formal, quem se maquia de uma maneira exótica, pode ser vista como uma pessoa inadequada”, comenta Regina.
Passo a passo – O consultor de beleza Saulo Fonseca sugere um passo a passo de maquiagem que pode ser utilizado no ambiente de trabalho e em outras ocasiões mais formais.
- Prepare a pele. Se ela estiver muito ressecada, principalmente em dias mais frios por exemplo, hidrate e em seguida aplique o primer. Esse produto ajuda a tirar o brilho da pele e fecha os poros.
- Opte por uma base mais leve. Uma dica é aplicá-la com uma esponja úmida.
- Se for necessário, complemente com um corretivo. Aplique nas imperfeições que precisam ser cobertas, espere secar e espalhe dando batidinhas com um pincel adequado.
- Sele a base com um pó facial. Essa etapa é importante para retirar o excesso de oleosidade da pele e dar um acabamento acetinado à maquiagem , sem perder o brilho natural , nada de peles matte , pois a regra é naturalidade.
- Finalize a pele com um blush e um iluminador suave, nada de brilhos excessivos .
- Para os olhos, sombras mate ou acetinadas, de cor nude ou e tons mais escuros que seu tom de pele são as mais indicadas. Para o côncavo, pode usar uma cor mais escura para dar profundidade. Sobrancelhas bem penteadas e levemente marcadas, sempre bem naturais.
- Para ousar sem perder a formalidade, passe um lápis preto, marrom ou até azul marinho na raiz dos cílios superiores dando uma leve esfumada.
- Para a boca, hidrate os lábios com um balm e depois aplique um batom cor de boca. Se quiser um pouco de brilho, utilize um gloss.
Sobre a Condor
Beleza, Limpeza, Higiene Bucal, Pintura Artística e Imobiliária são os segmentos de negócios da Rede Condor, empresa genuinamente brasileira e com a maior fábrica de escovas da América Latina.
A empresa fundada pelo imigrante alemão Augusto Emílio Klimmek, em 1929, na cidade de São Bento do Sul, interior de Santa Catarina, está presente em mais de 100 mil pontos de vendas do Brasil e exporta para mais de 30 países. Lidera o mercado de escovas dentais infantis, escovas para limpeza, escovas e pentes para cabelos e pincéis artísticos, seguindo firme no posicionamento de ser a maior referência brasileira no setor de utensílios e acessórios para cuidados pessoais e com o lar.
Nestes quase 90 anos de história, a Condor se tornou uma das marcas mais presentes nos lares brasileiros, e suas duas unidades fabris, que somam 53 mil metros quadrados de área construída, estão instaladas na cidade de São Bento do Sul. Seus 1.300 colaboradores se revezam em turnos na produção de mais de 1500 produtos.
Sobre Regina Nogueira
A coach e consultora empresarial Regina Nogueira tem mais de 20 anos de vivência no mercado da comunicação e desde 2012 comanda a Regina Nogueira Consultoria Empresarial e Coaching . Também palestrante, Regina é graduada em coaching pelo Integrated Coaching Institute (ICI) e fala sobre temas direcionados a carreira, mercado de trabalho e empoderamento feminino.
Formada em Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Regina esteve a frente de grandes marcas do mercado, como Coca-Cola, Nestlé, Vigor, Tiffany’s, Colgate, Kolynos, Unilever e P&G.
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